Além do ChatGPT: Conheça 5 ferramentas de Inteligência Artificial
Desenvolvido pela empresa norte-americana OpenAI, o ChatGPT tem causado burburinho em diversos setores desde seu lançamento, no fim de 2022. Ao utilizar um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) para responder a qualquer pergunta e criar peças variadas em texto, a plataforma se tornou o tema do momento na tecnologia.
Mas será que o ChatGPT vai substituir os trabalhadores humanos? Qual o potencial disruptivo da tecnologia para as empresas e a indústria como um todo? Como você pode aproveitar o ChatGPT para seus negócios?
Para responder essa e algumas dúvidas, entrevistamos Bruno Baio, diretor de operações da Botmaker no Brasil. Com experiência na área, a empresa cria e administra bots para automatizar vendas, atender clientes e oferecer suporte interno a empresas de variadas áreas.
Baio também nos indicou outras 5 ferramentas de IA que podem ser tão inovadoras quanto o Chat GPT. Leia o artigo e saiba quais são elas!
Internet FWA: entenda o que é o acesso sem fio fixo
O acesso à internet se tornou uma necessidade básica nos dias atuais, seja para fins pessoais ou profissionais.
A banda larga tradicional tem sido a principal escolha para atender essa demanda, mas com a evolução tecnológica, surgiu uma nova opção no mercado: o Acesso Fixo sem Fio (FWA).
Essa tecnologia vem ganhando espaço com a implantação da rede 5G e promete oferecer uma banda larga de alta velocidade, mais estável e escalável. Tudo isso com um custo de implementação mais acessível.
Para entender melhor essa novidade, conversamos com Gustavo Calixto, coordenador de graduação de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac EAD. Confira, a seguir!
https://digital.futurecom.com.br/conectividade/internet-fwa-entenda-o-que-e-o-acesso-sem-fio-fixo
Data spaces: o próximo passo da economia de dados
Você já ouviu falar em data spaces? Apesar de ainda estar em desenvolvimento, o conceito já está começando a ser aplicado na Europa, onde a União Europeia (EU) criou uma comissão especial para tratar do tema.
Em suma, podemos resumir os data spaces como um ambiente único de dados para empresas, instituições e entidades que queiram realizar o tráfego e troca de dados em um ambiente único de acordo com as diretrizes do bloco.
Para sabermos mais, conversamos com Bruno Jorge, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que nos explicou detalhes do assunto.
Confira abaixo!
https://digital.futurecom.com.br/tecnologia/data-spaces-o-proximo-passo-da-economia-de-dados
Mulheres na Tecnologia: Marcia Ogawa
Em março celebramos o mês das mulheres. Para homenagear elas que fazem toda a diferença no mundo da tecnologia e das telecomunicações, selecionamos cinco especialistas que nos contaram um pouco de suas trajetórias, desafios e conquistas.
Iniciando nossa série especial “Mulheres na Tecnologia”, conversamos com Marcia Ogawa, líder de atendimento às empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações da Deloitte e profissional com longa experiência na área.
Siga conosco e conheça um pouco mais de uma das diversas mulheres que ajudam a tecnologia do Brasil e do mundo a avançar!
https://digital.futurecom.com.br/especialistas/mulheres-na-tecnologia-marcia-ogawa
Desenvolvimento de aplicações é o caminho para acelerar monetização do 5G no Brasil
A quinta geração das redes móveis, o 5G, criou muita expectativa de quão longe pode chegar em termos de eficiência e produtividade porque suas potencialidades são imensas. Não se trata apenas de mais velocidade ou latência reduzida, mas de uma arquitetura que permite a gestão de uma infinidade de elementos inteligentes e de baixo consumo energético. Tais características devem ampliar a conectividade e permitir o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, com melhor cobertura, maior qualidade na conexão e opções mais eficientes de processamento e armazenamento de informações.
Diante da constatação de tanta evolução, agora o foco se volta para o lado mais prático do 5G: a sua monetização.
Acesse o artigo complero do Hermano Pinto, Diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom.
Stir shaken: protocolo de rede contra fraudes e chamadas abusivas
Responsável pela regulamentação dos serviços de telecomunicações no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou recentemente que pretende instituir ainda em 2023 a tecnologia de Stir Shaken para ligações no país.
Já utilizada em países como os EUA e o Canadá, a inovação utiliza protocolos de rede que fornecem a autenticação das chamadas, o que permite que o usuário identifique qual empresa está ligando e o tema a ser tratado.
Além de facilitar a comunicação entre operadoras e usuários, a medida visa coibir práticas fraudulentas utilizadas por criminosos que tentam se passar pelas companhias e enganar os clientes.
Para compreendermos mais sobre o que é e como funciona o Stir Shaken, entrevistamos Amanda Ferreira, gerente de Assuntos Regulatórios e Jurídicos da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp).
Veja a conversa completa com a especialista abaixo!
TV 3.0: o próximo passo da TV Digital
Desenvolvido pelo Ministério das Comunicações com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), o projeto da chamada TV 3.0 promete marcar uma nova fase da transmissão de canais abertos de televisão no Brasil.
Iniciado a partir de estudos e levantamentos que datam de 2021, o conceito tem previsão de começar a ser colocado em prática em 2024, mas deve levar mais alguns anos até sua transição completa, assim como ocorreu com o sinal digital.
Para sabermos mais, conversamos com Carlos Fini, presidente da SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, entidade que está envolvida nas discussões e avanços do conceito. Confira a entrevista completa abaixo!
https://digital.futurecom.com.br/tecnologia/tv-30-o-proximo-passo-da-tv-digital
Como as redes privativas estão mudando o protagonismo das redes móveis?
Até pouco tempo atrás, ao pensar em redes móveis, a primeira associação que fazíamos era com as operadoras de telecomunicações. Presentes no mercado desde a época das teles estaduais nos anos 90, essa dinâmica mudou um pouco com a privatização. Elas foram reorganizadas, mas seguiram capitaneando o crescimento das redes móveis Brasil afora.
Confira o artigo completo do Mauro Periquito, Diretor Especialista de Prática na Kyndryl Brasil.
Novas tendências de conectividade 6G
Apesar de o 5G ainda estar ganhando terreno no Brasil, o país já prepara iniciativas visando a próxima fase da tecnologia de conectividade, o 6G. Para isso, diversas entidades e profissionais das telecomunicações estão se dedicando à pesquisas, estudos e testes que visam preparar o cenário para uma conexão ainda mais rápida.
Mas quais são as tendências que a conectividade 6G apresentará, e como elas impactarão a forma como utilizamos as tecnologias e os dispositivos?
Diretor do Grupo Setorial de Telecomunicações da Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Wilson Cardoso conversou com o Futurecom Digital sobre esta pauta que trará grandes transformações ao país.
Veja abaixo a entrevista completa com nosso convidado e saiba mais sobre a conectividade 6G e suas possíveis aplicações!
https://digital.futurecom.com.br/conectividade/novas-tendencias-de-conectividade-6g
Cobertura Futurecom 2023
Não conseguiu acompanhar o Futurecom 2023 ou quer rever os principais conteúdos? Confira as entrevistas exclusivas e cobertura do evento abaixo!
https://digital.futurecom.com.br/o-futurecom
Nos vemos em 2024!